segunda-feira, 30 de junho de 2014

Você conhece a campanha "Segunda sem carne"??



"Segunda-feira é mundialmente conhecido como o dia para mudanças, dia para tomarmos decisões, começarmos transformações e novidades. Que tal tentar algo que trará um enorme benefício para todos?!

A Campanha Segunda Sem Carne se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal* para alimentação tem sobre  os animais, a sociedade, a saúde humana e  o planeta, convidando-as a tirá-los do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrir novos sabores".

Essa definição está no site da campanha que ganha adeptos semanalmente. A proposta é fazer as refeições sem carnes vermelhas e brancas, embutidos, ovos, laticínios, mel, gelatina etc. Uma ideia vegana, que acho interessante participar. O universo vegetariano e vegano tem crescido diariamente, as redes sociais auxiliam muito na divulgação de receitas e troca de ideias. A escolha por levar esse estilo de vida envolver muito mais  do que questões alimentares. é uma alternativa social também.

"Vegetariano é alguém que se alimenta basicamente de grãos, sementes, vegetais, cereais e frutas, com ou sem o uso de lacticínios e ovos. Os vegetarianos excluem o uso de todas as carnes animais, incluindo peixe.
Um vegano exclui todos os produtos de origem animal não só da alimentação, mas também da roupa, dos produtos de higiene, dos detergentes. É ainda contra todo o tipo de exploração animal (touradas, circos com animais, jardins zoológicos, pesca, caça, etc.) e boicota produtos testados em animais". 

Muitas empresas, que estão atentas aos acontecimentos, já perceberam que podem crescer atendendo esse público, afinal, quanto mais gente vendendo produtos para mais gente querendo consumir, é negócio. Sorte de quem encontra novas opções e alternativas no mercado.

Lojas como a Deliveg, de Balneário Camboriú, estão sempre em busca de novas marcas para satisfazer os clientes, e tudo que eles vendem passa pala aprovação da Jana, dona da Deliveg, que é vegana, e adora tratar bem quem compra com eles. A ideia da loja é ótima, semanalmente a lista de produtos é atualizada na página do facebook, os clientes fazem seus pedidos online e eles entregam, pessoalmente. Saem de Balneário e sei que já estão indo até Porto Alegre!! Já comprei com eles o Max Rice Protein, (suplemento proteico de arroz), o Requisoy (tipo requeijão), um lindo pacote de 1kg blueberry (muito amor!) e também uma latinha de Slow Cow, uma bebida energética, só que ao contrário, um relax drink, feita a base de camomila, maracujá e calmantes naturais (ainda não tomei, sempre esqueço!)

Meu pedido entregue pela Deliveg
Eu adoraria fazer muitos e muitos pedidos com eles, tem um monte de coisas que eu nem imaginaria, como mortadela, cremes e manteigas de oleaginosas, feijoada e uma infinidade de coisas, o que falta mesmo é verba pra tanto desejo hahahaha, mas o preço deles é MUITO honesto, então o problema é a minha conta bancária mesmo...



Aí você se pergunta, "mas tu vai virar vegetariana?" e eu respondo: Provavelmente não, mas se pensarmos que os produtos veggie são muito bem elaborados, se preocupam com uma série de questões, são saudáveis e gostosos, o que eu puder consumir deles é lucro, certo?! Essa é minha linha de raciocínio. E nada melhor do que, realmente, diminuir os alimentos de origem animal, por questão de saúde, de preservação e tudo que envolve a causa.

Tenho feitos várias segundas-feiras sem carne, hoje foi totalmente vegana, sem nada de origem animal. Uma massa integral com molho de tomate, manjericão e pimentinha da minha hortinha caseira e biomassa.



Piquei um dente de alho, deixei dourar no azeite de oliva. Acrescentei tomates em cubos e depois o molho de tomate, que já estava pronto, na realidade foi uma sopa que fiz, com tomate, alho poró, cenouras e bem temperada, que congelei uma parte, aí uso como base para algumas preparações.

Depois coloquei manjericão, uma pimentinha (do pezinho de pimenta que ganhamos de lembrancinha do aniversário do Antônio, filho da querida Lyssa!!) e pra ficar assim, cremosinho, uma colher de sopa de biomassa de banana verde. Misturei a massa que cozinhava enquanto eu fazia o molho e: almoço lindo, em poucos minutos, saudável, e super dentro da campanha Segunda Sem Carne.

Tente você também, vale a pena pelas pessoas, pelos animais e pelo planeta!

Fontes:
Site Campanha Segunda sem carneSite Centro Vegetariano



Atualização depois da postagem publicada: A Carla Cavalheiro, jornalista e minha amiga, me lembrou do risco de escrever algo sem fundamento técnico/científico/teórico. E por isso me alertou: "cuidado com as modinhas". Ela tem toda razão. Justamente pela facilidade que a internet traz, tem muita gente (MUITA GENTE) que não segue nutricionista, médico ou personal. Come o que vê os outros comendo, treina o que vê os outros treinando. Isso é um perigo, sem dúvida! Esse post não serve pra incentivar ninguém a largar nada. Qualquer tipo de orientação para mudar de rotina alimentar deve ser acompanhada por profissionais da saúde. Então, serviu como informação sobre a campanha, minha participação nela e nada mais. Cortar leite, glúten, proteína ou qualquer coisa precisa de instrução. Pra cortar uma maçã nem tanto. Falando nisso, vou lá comer uma.

domingo, 29 de junho de 2014

Começando bem o dia

Café de final de semana é a chance de caprichar, já começar bem o dia enchendo os olhos!!

Sempre faço panquequinhas, mas essa receita, com banana na massa, foi estreia aqui em casa. 


Panquequinha de aveia e banana. 
  • 1 banana madura
  • 1 ovo (caipira sempre melhor)
  • 1 colher de sopa de aveia
  • 1 colher de chá de canela
  • óleo de coco pra untar a frigideira


Bate tudo no mixer, leva pra frigideira em fogo baixo. Essa receita precisa de atenção e pouca pressa. A massinha quebra fácil, mas se fizer com calma da certo. Quando as bordinhas soltarem, sentir que está firme, escorregue a panqueca pra um pratinho e fire de volta na frigideira, assim fica perfeita. Se for tentar virar sem ser assim pode virar uma banana/ovo mexidos. 

Pra caldinha:
  • suco de 1 laranja
  • blueberies (ou outra frutinha)
  • 1 colher chá de mel


Com tudo na frigideira deixa reduzir (dar uma engrossadinha no caldinho) 

Finalizei com castanhas e acompanhou um café puro, pro dia começar muito feliz!!




sexta-feira, 27 de junho de 2014

Evite o desperdício

Jogar comida fora é muito triste, no Brasil cerca de 30% do que é feito em casa vai pro lixo. É terrível pensar que, além de estar deixando de alimentar alguém, é seu dinheiro que foi embora.

Pra evitar essa situação não exagere nas compras de frutas, verduras e hortaliças. Esse tipo de alimento, comida de verdade, estraga com facilidade, por isso precisamos saber mais ou menos quanto, e em quanto tempo, vamos consumir, pra não precisar jogar fora porque apodreceu na fruteira.

Pense em quantas pessoas comem na sua casa, quantas refeições são preparadas durante a semana. De nada adianta comprar oito lindos tomates se eles não vão ser usados. 



Qual a fruta tem o amor dos seus filhos, quer que eles experimentem novos sabores? Não precisa comprar mais de dois caquis, se essa não for uma fruta popular por aí.

A regra que tenho aqui em casa é: bananas não podem faltar. É, sem dúvida, a fruta mais consumida por nós três. Aí sempre compro mais dois, ou três, tipos de fruta. Estava comprando manga, mas duas vezes tive que jogar fora porque elas amadureceram muito mais rápido do que eu esperava. Quando fui pegar já tinham estragado. Fiquei triste, ainda mais porque se repetiu, aí dei um tempo.

Batatas e chuchus duram um tempo considerável, cenouras e beterrabas logo murcham. 

Com as folhas eu faço o seguinte: lavo cada uma (alface, espinafre, agrião) e guardo em um pote grande, bem fechado, na geladeira. Duram tranquilamente uma semana. Além de conservar a salada fica prontinha pra servir, o que facilita bastante.

Os ovos devem ser guardados na geladeira e sem ser na caixa em que vieram da granja. A embalagem pode estar contaminada, guardar ela pode transmitir bactérias e outros bichinhos para o que está limpo. Não esqueça de lavar os ovos antes de usar, isso é bastante importante pra proteger sua saúde!!



Quando for fazer a feira, pense, mesmo que sem muito detalhe, no que planeja cozinhar, e assim faça a escolha do que vai levar. Com certeza assim vai haver economia e menos desperdício.

Nem só de couve é feito o suco verde

Ter uma alimentação saudável não é só comer algumas frutas e verduras. Cada tipo de grupo alimentar tem uma função, os com mais fibras, os que trazem saciedade, tem uns antioxicidantes e inúmeros benefícios.

Além de fazermos a escolha por "comida de verdade", preferir os grãos integrais e beber água com frequência durante o dia, ainda temos que pensar no rodízio de alimentos. Sim, é bastante coisa, mas quem acredita que a prevenção de doenças está na feira tem que seguir essas regras.

O famoso suco verde, que esse ano foi o um dos grandes "sucessos" da vida saudável, não deve ser preparado só com couve. Devemos variar as hortaliças: um dia couve, no outro espinafre, no próximo agrião e por aí vai.

Confesso que demorei até me aventurar em outra folha verde, já tinha me habituado ao sabor da couve e achava que as outras poderiam ficar estranhas, comecei pelo espinafre, e, pra minha surpresa, gostei ainda mais do que a couve!!


A fruteira aqui em casa já está praticamente vazia, assim como a geladeira, os armários... Final de mês é aquela fartura, falta tudo hahaha. Mas sempre da pra fazer um suco. Usei maçã, suco se laranja (não tinha água de coco, pensei que só maçã e água ia ficar muito sem sabor, aí espremi duas laranjas), chia e espinafre. 


Ficou muito leve, suco pra matar a sede, quase tomei o meu e o do Isac 😁 

O importante é começar o dia ingerindo bons nutrientes. Passamos um longo período em jejum, o primeiro combustível do dia precisa ser algo que agrade nossas células, assim vamos garantir que elas estarão de bom humor ao passar do dia.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

O retorno ao blog! Dando sinal de vida e também uma receita rápida e bonita

Essa é a primeira postagem em 2014, que vergonha! Bastante tempo passou desde a última vez em que escrevi, foi no meu aniversário, e em menos de seis meses faço aniversário de novo... o tempo, essa medida implacável. 

Recebi uma mensagem, na fanpage do blog no Facebook, de uma leitora, que não conheço pessoalmente, alguém que se interessou pelos textos e dicas não por quem eu sou, mas pelo conteúdo. Nesta mensagem a pessoa pedia notícias minhas. Com poucas palavras ela me despertou o desejo de voltar a escrever aqui, de continuar contando o que acontece comigo, porque eu, infelizmente, deixei de fazer isso, e se eu fosse leitora de um blog com dicas ficaria muito decepcionada com quem fizesse isso comigo...

Quando iniciei o blog minha rotina era muito mais tranquila. Cuidava do Bernardo, da alimentação e dos treinos (o que não era pouca coisa) e desde o início deste ano passei também a ser empresária, produzir, divulgar, entregar a biomassa de banana verde e administrar a Granno, foi aí que o tempo se tornou bastante escasso. 

Mas tempo a gente cria, e desde o começo desta semana senti vontade de voltar aos posts, às dicas, às receitas e o que mais envolver esse mundo da busca por saúde.

Importante dizer: já faz mais de 1 ano que iniciei minha reeducação alimentar, e como eu realmente mudei meus hábitos, não voltei a ganhar peso, agora só mantenho a faixa que alcancei. Estou pesando 59,5 kg, 35 quilos menor do que já fui um dia... Quando me dou conta disso tenho a certeza: é muita coisa! Ainda corro (porque quem começa não consegue ficar parado) e ainda me alimento bem, porque tudo isso é meu estilo de vida. 

Primeiro treino na praia, para o MD da Lagoa

Convidada para palestrar sobre o processo de reeducação alimentar

Nos próximos textos vou tentar falar sobre esses seis meses de ausência, de algumas coisas que vivi e de como está minha rotina alimentar. 

A receita de hoje nasceu aqui na minha cozinha em menos de 30 minutos, há uns dias. Tava assistindo um programa do Jamie Oliver, fiquei com vontade de misturar sabores, fui lá e fiz, rapidinho. Anota aí:

Receita Macarrão Gourmet da Ana 

  • 1 lata de atum em óleo 
  • 1 tomate em cubos 
  • 2 c sopa shoyu (uso da marca Daimaru, sem ciclamato monossódico e açúcar)
  • 1 c sobremesa mostarda 
  • 1 c café geleia de pimenta 
  • 1 c sopa gergelim 
  • 2 c sopa BIOMASSA (falei sobre ela, antes ainda de fazer para vender)
  • cebolinha fresca picada 


Cozinha tudo na ordem dos ingredientes, começa a cozinhar a massa numa panela, normalmente, depois passar a massa (escorrida) para a panela do molho e deixa terminar o cozimento (mais uns 3min).

Espero que façam, e que gostem! Eu adorei voltar ao blog, quero manter a regularidade. 

Beijo grande!