Ontem fizemos umas compras pra casa, estar no supermercado foi a oportunidade de lembrar algumas coisas que eu comprava no passado e falar sobre alguns produtos, com isso quero convidar vocês para lerem os rótulos do que estão consumindo.
Antes de começar a conversa é importante dizer: não estou avaliando as marcas, nem fazendo propaganda negativa, usei esses exemplos por serem coisas que eu comprava, e hoje não usaria nem que fosse de graça. O alerta aqui vai ser para quantidade de sal e açúcar que os produtos têm, e pelo que podemos substituir. Vale lembrar que de acordo com a normativa brasileira os produtos que aparecem em primeiro lugar na lista de ingredientes são os que têm mais quantidade.
O que eu procuro nos rótulos das coisas que compro:
- Quantidade de sódio é a primeira coisa. Uma pessoa saudável deve consumir produtos que tenham no máximo "VD 10%" (valor diário por porção), quem é hipertenso não deve passar de 5% de sódio.
- Carboidrato quer dizer açúcar, preste atenção na quantidade, em gramas, de cada porção.
- Lista de ingredientes: dou uma lida pra tentar descobrir o que vou comer, as vezes é tanta coisa química que dá até medo...
Vamos aos exemplos
Outra opção de molho de tomate: nas mesmas 3 colheres de sopa são 316mg de sódio, VD - 13%.
A opção que eu fiz, para substituir os molhos prontos, foi começar a usar o tomate pelado. Numa porção de 100g (mais de uma xícara, quase o dobro dos molhos) temos 13mg de sódio, VD - 0,5%, ou seja, bem tranquilo. O sal serve, basicamente, para conservar os produtos, neste caso eles usam o ácido citrico, que é um antioxidante natural. Não é o absolutamente ideal, pra ser perfeito só usando tomate orgânico, mas sabemos que nem sempre é fácil. Pros meus molhos tiro tudo da lata, amasso os tomates (que vem inteiros), eu uso uma lata inteira ou meia lata, depende da quantidade de carne, quando é só para mim e o Isac uso metade. Na hora de preparar uso colorau para dar uma encorpada.
Agora os venenos
Caldo de galinha, as letras pequenas dificultam, mas eu escrevo: "Dissolva 2 cubos em 1 litro de água fervente ou utilize para 1,2kg de alimento. Não é necessário adicionar sal" UFA! ainda bem que eles avisam ¬¬ Agora prestem atenção no restante: A porção nutricional descrita é para meio cubo, sendo que eles dizem pra usar dois, então, caso você vá utilizar o indicado, multiplique a informação por quatro: SÓDIO 1078mg VD - 45%.
Ingredientes: Sal, gordura vegetal, amido, água, açúcar, cúrcuma, cebola, alho, salsa, carne de galinha, realçadores de sabor glutamato monossódico e inosinato dissódico, aromatizantes e corante caramelo III. Ok, o caldo é de galinha, pela ordem dos ingredientes o que menos tem é a franga... Hoje tenho medo de comer fora de casa pensando que posso estar botando pra dentro essa coisarada toda de novo...
Mas calma, se já era assustador, pode ficar MUITO PIOR. Arisco, tempero prático que minha mãe usou a vida toda, vamos ao rótulo: Porção de 5g (uma colher de chá) tem incríveis 1650mg de sódio, isso é VD - 69%, ou seja, tem sal e mais nada. Pelo amor aos seus filhos, não use mais isso.
Alternativa para esses temperos prontos: Sal marinho, alho e cebola frescos, temperos como salsinha, cebolinha, manjericão. E nem venha me dizer que cortar isso tudo é muito trabalhoso, você pode fazer o sal verde, ele tem a consistência do Arisco, serve pra mesma coisa e só tem ingredientes naturais.
![]() |
Esse é o sal verde, posso passar a receita pra quem quiser |
Hora de falar do açúcar
O Nescau que eu tomava todo dia de manhã, as vezes durante a tarde ou antes de dormir é assim: Numa porção de 20g (duas colheres de sopa) 15g são de açúcar. Preciso dizer mais alguma coisa? Agora acompanhem o golpe:Inventaram um Nescau Light, o produto diz ter 30% menos calorias e traz na embalagem um comparativo entre as duas versões:
- Nescau Tradicional (porção de 20g - 2 colheres de sopa) Valor energético - 124kcal,Carboidratos - 24g
- Light (porção de 9,5g - 1 colher de sopa) Valor energético - 32kcal.
Carboidratos - 6,8g.
São tão caras de pau que oferecem redução de calorias, mas pela metade da porção. Isso deveria ser proibido!
E aquele suquinho de caixinha, que parece tão saudável e natural, o que ele nos traz? Em um copo de 200ml (dificilmente vamos tomar só 200ml) são 22g de açúcar, vimos na porção do Nescau que duas colheres de sopa tem 20g, ou seja, num inocente copo de suco tem nada mais, nada menos, do que quase três colheres de açúcar... Não tem jeito, quer fugir do refri? Suco natural ou água, e nada mais.
E se um suco de caixinha é do mal, imaginem um de pacote! Vamos ao rótulo: "Contém 1% de polpa desidratada". Ingredientes: Açúcar, Maltodextrina (carboidrato complexo nutricionalmente recomendado para quem treina porque é metabolizado lentamente, o que faz com que ela forneça energia durante uma atividade física que necessita de resistência e de longa duração, pois ela vai liberando a glicose gradualmente no sangue), polpa de laranja desidratada, fibra alimentar vegetal, ferro, vitamina C, vitamina A, mais um monte de porcarias e, pasmem, além de todo açúcar ainda leva aspartame, ciclamato de sódio, acesulfame de potássio e sacarina sódica, que são adoçantes, JESUS CRISTO, pra que isso tudo?!?!?!?! Sério, se for comparar deve ser MUITO pior do que um copo de refrigerante. Se tiver algum químico interessado em me contar eu agradeço (tô chocada, primeira vez que leio o rótulo de suco, já tinha abandonado há muito tempo por não gostar do sabor, agora descobri porque ¬¬)
Esses foram só alguns exemplos. Pra nossa sorte a indústria alimentícia não podem mentir, pena que ganham no desinteresse das pessoas. Se todo mundo que quer ter uma vida melhor lesse o que está comendo repensaria nas suas escolhas. Esses são produtos que muita gente usa todo dia, imagina a quantidade de toxina e coisa ruim que ingerem, vale a pena?!
Quero saber a opinião de vocês a respeito disso. Comentem no post ou lá no Facebook, vamos discutir a questão.
5 comentários:
Paulinha teu blog ta demais!! Parabéns pela iniciativa.
Como mesmo tu comentou comer fora de casa é praticamente comer veneno sem saber. Meu marido leva comida de casa todos os dias, pois ele está bem acima do peso. E eu como estudante de nutrição resolvi cortar "erros" que ele andava fazendo. Já começamos a ver resultados como roupas mais largas...hehe. E vale muito a pena cozinhar, pois sabemos o que estamos colocando na comida.
P.S: Uma coisa muito importante de se olhar nos rótulos principalmente em molhos e temperos que além do sódio é glutamato monossódico possui mais sódio e é o famoso "realçador de sabor" é um vilão grande causador do câncer, enxaqueca, úlcera e nas últimas descobertas altera o sistema nervoso central, fora alergias, défcit de atenção etc...
Bom quer realçar o sabor?? Use limão, alho, cebola...existem muitas opções.
Beijos ;)
É de apavorar as coisas que colocam nos alimentos,pra que adoçante se já tem açucar?Loucura!!!
Teve um tempo em minha vida que eu so usava aquele molho pomarola em tudo, dai eu fui olhar um dia e vi a wuantidade de sodio me apavorei e comecei a usar o coloral o sabor muda mas e tudo questao decustume. Em relacao ao blogue estou apaixonada vc pode ter certeza q vai fazer sucesso estou indicando paraminhas amigas aqi em passo fundo, sucesso prima. Queria saberr se na sua tragetoria vc teve algumas recaidas?
ACHEI ÓTIMO ESSE BLOG , GOSTARIA A RECEITA DO SAL VERDE, POIS ESTOU ABRINDO UMA AGROINDÚSTRIA E GOSTARIA DE FAZER TEMPEROS O MAIS NATURAL POSSÍVEL,
DESDE JÁ AGRADEÇO
ABRAÇOS Rosane
MEU EMAIL É rosaneribeirolima@gmail.com
Pelota-RS
Postar um comentário