sexta-feira, 27 de junho de 2014

Evite o desperdício

Jogar comida fora é muito triste, no Brasil cerca de 30% do que é feito em casa vai pro lixo. É terrível pensar que, além de estar deixando de alimentar alguém, é seu dinheiro que foi embora.

Pra evitar essa situação não exagere nas compras de frutas, verduras e hortaliças. Esse tipo de alimento, comida de verdade, estraga com facilidade, por isso precisamos saber mais ou menos quanto, e em quanto tempo, vamos consumir, pra não precisar jogar fora porque apodreceu na fruteira.

Pense em quantas pessoas comem na sua casa, quantas refeições são preparadas durante a semana. De nada adianta comprar oito lindos tomates se eles não vão ser usados. 



Qual a fruta tem o amor dos seus filhos, quer que eles experimentem novos sabores? Não precisa comprar mais de dois caquis, se essa não for uma fruta popular por aí.

A regra que tenho aqui em casa é: bananas não podem faltar. É, sem dúvida, a fruta mais consumida por nós três. Aí sempre compro mais dois, ou três, tipos de fruta. Estava comprando manga, mas duas vezes tive que jogar fora porque elas amadureceram muito mais rápido do que eu esperava. Quando fui pegar já tinham estragado. Fiquei triste, ainda mais porque se repetiu, aí dei um tempo.

Batatas e chuchus duram um tempo considerável, cenouras e beterrabas logo murcham. 

Com as folhas eu faço o seguinte: lavo cada uma (alface, espinafre, agrião) e guardo em um pote grande, bem fechado, na geladeira. Duram tranquilamente uma semana. Além de conservar a salada fica prontinha pra servir, o que facilita bastante.

Os ovos devem ser guardados na geladeira e sem ser na caixa em que vieram da granja. A embalagem pode estar contaminada, guardar ela pode transmitir bactérias e outros bichinhos para o que está limpo. Não esqueça de lavar os ovos antes de usar, isso é bastante importante pra proteger sua saúde!!



Quando for fazer a feira, pense, mesmo que sem muito detalhe, no que planeja cozinhar, e assim faça a escolha do que vai levar. Com certeza assim vai haver economia e menos desperdício.

Nenhum comentário: