domingo, 1 de setembro de 2013

Brigadeiro sem lactose e sem glúten

O brigadeiro é quase um símbolo das festas infantis, que nos acompanha também na vida adulta. É muito difícil encontrar alguém que não goste, já que realmente é doce e gostoso. Mas quando precisamos emagrecer, brigadeiro passa a ser uma boa lembrança... E tem também quem não pode comer leite e derivados, aí nem é questão de não comer só porque não quer.


A maravilhosa Lidiane Barbosa, uma das minhas grandes inspirações, vive transformando receitas tradicionais em opções sem leite e sem glúten, pros intolerantes e celíacos uma chance de matar a vontade do que não podem mais comer, e acaba servindo também pra quem não tem problemas de saúde, mas quer uma alimentação mais leve. 

O brigadeiro de batata doce e biomassa tem feito sucesso pelo Brasil, vários sites estão publicando a receita da Lidiane, e eu fiz a experiência hoje. 

Receita

Ingredientes:
  • 50 gr de chocolate 70% cacau (sem açúcar, sem glúten e sem lactose) ralado
  • 1/2 xícara de leite de amêndoas 
  • 1 colher (de sopa) de farinha de arroz 
  • 1 xícara de Batata Doce cozida e amassada
  • 2 colheres (de sopa) de Biomassa de Banana Verde

Modo de fazer:

  • Em uma panela, antes de levar ao fogo, misture o leite, a farinha de arroz e o chocolate. Quando estiver homogêneo (sem bolinhas de farinha), leve ao fogo e acrescente a batata doce e a biomassa de banana verde;
  • Mexa bem até desgrudar do fundo da panela;
  • Leve a geladeira por 1 hora;
  • Depois, retire e, com as mãos úmidas de água, faça bolinhas e passe em raspas de chocolate.


Pra mim a lista de ingredientes não assustou. Tive que comprar a batata doce e o chocolate. O leite de amêndoas fiz no sábado, teria feito independente do brigadeiro. O chocolate não encontrei zero tudo, como pede a receita, usei um da linha especial da Cacau Show, é sem glúten e sem lactose, mas tem açúcar, mas não achei ruim (aliás, pretendo comprar mais vezes, é muito bom!). A farinha de arroz eu já tinha, a biomassa também.

Aí você me pergunta: Tá, é qual é a do docinho, tem gosto de brigadeiro mesmo?!?! E eu, que não vou mentir, te respondo: Gosto de brigadeiro não tem, e eu nem esperava que tivesse mesmo. O leite condensado é substituído pelo leite de amêndoas, biomassa e a batata doce, juntos esses ingredientes realmente não se transformam no leite condensado, fica parecendo uma mousse, mas pense que pra quem não pode comer é um grande avanço, ele tem o mesmo formato e é gostoso, serve mais pro psicológico do que pro paladar, a gente pode se esforçar, mas não pode se enganar.

Confesso que a ganache que resultou do chocolate, farinha de arroz e leite de amêndoas me deixou bastante feliz. Depois que coloquei a batata doce parece que perdeu um pouco da beleza, da próxima vez tenho que amassar melhor depois de cozida, ficaram umas bolinhas que não me agradaram muito, mas como eu disse, vale a pena pela experiência. 

Imagine uma criança de quatro anos, intolerante à lactose, que vai nas festinhas dos amigos e não pode comer brigadeiro. Essa criança não conhece o sabor de um de verdade, pra ela esse brigadeiro vai ser a glória!

A barrinha do chocolate que comprei tem 100 gr, deu pra usar metade na receita e a outra metade ralei pra cobrir os docinhos. Os meus ficaram bem grandes, deu 10 brigadeiros, se fizer num tamanho mais delicado rende mais.

Se alguém encarar, me conta depois o que achou.