domingo, 18 de agosto de 2013

O incrível escondidinho com biomassa!

Vários dias sem dar notícias, é que eles estão acabando mais rápido do que minha lista de afazeres... Mas não é por falta de tempo que vamos deixar de comer bem e fazer exercício, alguma outra coisa precisa ser sacrificada, neste caso foram as postagens por aqui. Mas vou contar sobre o que fiz nesses dias.

Na sexta-feira refiz meu estoque de biomassa, queria testar a receita de escondidinho da Lidiane Barbosa (a maga da biomassa!). Nunca tinha feito esse prato antes, algumas vezes compramos pronto de caixinha, o que atualmente está completamente fora de questão. Comprei aipim na feira, descasquei (a propósito, nunca mais, da próxima vez compro no supermercado, sei que vendem orgânicos e já descascados...) e preparei para o almoço de sábado. Convidei minha irmã, meu sobrinho/afilhado e o cunhado pra comer com a gente, sabia que iria ser um prato grande, nada melhor do que aproveitar e ter a família por perto. 

Deu um pouco de trabalho porque no sábado eu estava mais atrapalhada do que de costume. Normalmente quando vou fazer uma receita inédita eu leio atentamente a lista de ingredientes e o modo de preparo, assim me organizo para saber em qual ordem fazer as coisas, desta vez não fiz isso, o que resultou em quase duas horas cozinhando, mas com a ajuda da Andressa (a irmã) deu tudo certo. Almoçamos às três da tarde, mas ficou ótimo!


A receita da Lidiane, na qual me inspirei, levava mais ingredientes como linhaça, leite de coco e ao invés de aipim, abóbora, eu quis ser mais tradicional, segue a receita que fiz:

Receita

Carne:
  • 500 g de músculo bovino (da próxima vez vou usar outra, não curti muito a quantidade de nervos)
  • Esquentar bem a panela de pressão e selar a carne dentro dessa panela. Somente panela e carne, mais nada. Selar = dourar a carne de um lado e do outro. Isso faz com que a carne não perca sua suculência por dentro. Cubra a carne com água e deixe na pressão por 40 minutos.

  • Deixe esfriar e desfie a carne (usei o processador pra fazer isso por mim, acho desfiar uma das coisas mais chatas da culinária...)

Molho de tomate:
  • 4 tomates grandes sem semente, salsinha, cebolinha, manjericão e uma colher de chá de sal marinho.
  • Coloque os tomates picados, e os temperos na panela e cubra com água, deixar até a água secar. Em outra panela doure no azeite o alho e a cebola por até 2 minutos, assim o óleo não se transforme em uma gordura ruim e não perde suas propriedades. Junte o refogado ao molho.
  • Coloque a carne desfiada junto ao molho e deixe até encorpar bem, acrescente 1 colheres de chá de sal marinho.

Purê:
  • 1,5 kg de aipim cozido e amassado 
  • 1/2 xícara de biomassa de banana verde
  • 1/2 xícara de leite desnatado
  • 1/2 cebola picada
  • 2 dentes de alho picado 
  • 2 colheres de manteiga ghee (a que usei fui eu que fiz(!), mas dá pra comprar em casa de produtos naturais e em alguns sacolões, como o da Agronômica, como me indicaram.)
  • 1 colher de sopa de sal de marinho
  • Colocar o aipim na panela, acrescentar o leite, a biomassa e deixar em fogo baixo.
  • Em outra panela doure na manteiga o alho e a cebola.
  • Juntar o refogado ao purê, deixar por mais 3 minutinhos e acrescentar o sal.

Montagem:

Em um refratário coloque uma camada do purê, uma camada da carne e outra do purê. Coloque em forno médio pré-aquecido a 180º por 20 minutos.


Confesso que ficou muito melhor do que eu esperava. Sabor na medida certa, o purê ficou cremoso, o prato todo deu muito certo e agradou, mais uma vez a biomassa esteve presente garantindo nutrientes e benefícios à preparação, substituindo creme de leite, ou requeijão, sem alterar em nada o sabor, o legal é fazer o escondidinho, convidar alguém pra comer e depois contar com quais ingredientes foi feito, as pessoas vão, sem dúvida, se surpreender. 

Estou devendo a receita do sal verde, que algumas pessoas já pediram, todos ingredientes estão na geladeira me esperando, acredito que hoje ainda consigo fazer e postar o modo de preparo. 

Post devidamente feito, hora de arrumar o Bernardo que hoje tem festinha de 1 aninho pra gente ir, mamãe já vai sair de casa lanchada, assim garante que o domingo continue comportado. 

Nenhum comentário: