segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Porque dizer não ao leite

Você já ouviu alguém dizer que se tornou intolerante à lactose? E quem deixou de tomar leite por opção, conhece? Pra quem recebe um diagnóstico de intolerância é um sofrimento, mas se essas pessoas pararem pra pensar estão fazendo um grande favor para si deixando de consumir laticínios. 

Mas por que eu devo deixar de tomar leite? E o queijo, a manteiga, o chocolate, o creme de leite, a ricota e isso e aquilo e tudo mais... Eu me fiz essa pergunta quando a minha nutricionista sugeriu que eu diminuísse a quantidade, não só pela quantidade de gordura que esses produtos têm, mas principalmente porque o leite para um adulto é absolutamente dispensável, aliás, somos os únicos animais que continuam tomando leite após a infância, e de outra espécie, o que é pior.



Há pouco mais de um ano minha prima, Cláudia, (que é madrinha do Bernardo) e a Sara (amiga super demais que é consultora de imagem e estilo) estavam em um processo de detox com nutricionistas funcionais, elas me falaram sobre a escolha de abandonar o leite, principalmente a Cláudia me dizia "prima, tenta, a gente se sente muito melhor!". Na época eu achava que as duas estavam sofrendo, tadinhas, como eu poderia viver sem queijo, creme de leite e chocolate??!?! Achava um exagero da parte delas, acabei nunca dando muito ouvido para a conversa.

Quando a minha nutricionista conversou comigo disse que eu não precisava abandonar, mas era muito bom diminuir, até não sentir mais a necessidade, eu tentei, aí era pensando nas calorias mesmo, até o dia em que o Bernardo teve suspeita de Alergia à Proteína do Leite de Vaca, ele mamava no peito e tudo que eu consumia passava para ele, foi aí que, da noite para o dia, zerei o consumo. Não vou mentir, foi difícil, mas eu não tinha escolha, era a saúde do meu filho que dependia do meu ato. Foram mais de dois meses recusando muita coisa, e isso me ajudou bastante, agora realmente sinto bem menos falta. O queijo, aquele que eu achava que não viveria sem, não é mais um dos meus objetos de desejo, sinto falta de uma tábua de frios com queijos mais elaborados, por exemplo, isso sim.. 

Outra coisa que sentia falta era de um pão com manteiga, pra isso fiz a manteiga ghee, ou clarificada, que é livre de toxinas e da proteína do leite, aí como as vezes, mas normalmente meus pães são com azeite de oliva e orégano, ou com geleia 100% fruta.

No mais abandonei de vez creme de leite, leite condensado e doces em geral. Quando digo que minha reeducação é por saúde, mais uma vez confirmo, é muito além de ver o peso baixando. Por isso tenho usado a biomassa em diversas preparações em que usaria leite.

Mas, afinal, por que devemos abandonar o leite? Qual é o grande mal que ele proporciona? Bom, na verdade não é um mal, são vários:

  • O consumo de leite nos primeiros anos de vida aumenta as chances de desenvolvimento de Diabetes do tipo 1;

  • Laticínios aumentam muito a liberação de insulina (hormônio que leva glicose pra dentro da célula) pelo pâncreas, o que pode causar resistência à insulina, que pode levar à diabetes, hipertensão, obesidade abdominal, síndrome do ovário policístico, câncer de mama, acne, entre outros problemas;

  • Ao contrário do senso comum, o consumo de leite, ao invés de prevenir, pode ocasionar a osteoporose, pois pode levar à deficiência de magnésio, além de acidificar o sangue, fazendo com que o corpo retire cálcio do osso, aumentando a perda;

  • As vacas leiteiras são mantidas constantemente grávidas, por isso o leite tem quantidades muito grandes de estrógeno e progesterona, podendo levar, por exemplo, à puberdade precoce.

Esses são alguns dos motivos, é só dar uma pesquisada rápida em diversos estudos que compravam o mal que o leite nos causa.

Depois que o Bernardo parou de mamar no peito (pra minha total infelicidade) eu comi uma manteiga aqui, outra ali, provei e adorei o iogurte grego, mas reduzi uns 90% do que consumia antes, e sempre que como algum derivado me sinto inchada, estômago pesado, o intestino desregula, enfim, já sinto que não é legal.

MAS E AGORA??? COMO VOU VIVER SEM MEU LEITE DE CADA DIA? Você me pergunta, aí te digo, invista nos leites vegetais, eles são feitos de grãos ou cereais, como o leite de amêndoas, ou de aveia. Dependendo do leite de soja dá, embora a maioria das marcas do mercado utilize muito açúcar, soja transgênica etc e tal. 

Leite de amêndoas

O importante é decidir o que você quer da vida, se vale a pena abrir mão dos velhos costumes em busca de ter mais qualidade de vida, ou se não precisa isso tudo. O importante é ter a informação, a maneira que você vai lidar com o conhecimento é assunto seu, mas tem que saber.

Update: Tem receita de como fazer leite de amêndoas aqui!

3 comentários:

Letícia Silva disse...

Simplesmente adorei o texto. Esse alerta é essencial. Você foi fundo no ponto chave, que são os hábitos. Os maus hábitos nos escravizam mesmo. Temos que nos rebelar contra nos mesmo! ;)

Ana Paula Gonçalves disse...

Obrigada Letícia! Minha vida tem sido assim nesses meses, pensar antes de comer. Garanto que tem feito MUITO bem :)

Cláudia disse...

Olha eu aliiiii (olha eu aqui atrasadíssima, hihihi). Ameiii. Beijos e beijos..