Já ouviu falar da biomassa de banana verde? Não é nenhum ingrediente de caldeirão mágico, é um alimento probiótico que melhora a flora intestinal, diminui a absorção de açúcar e gorduras e, por isso, bastante saudável. Na minha primeira consulta com a Fernanda Machado, minha nutricionista, ela falou sobre a biomassa, orientou que consumisse uma colher de sopa por dia (podeira ser no suco verde), disse que tinha como fazer em casa, mas precisava da banana verde o mais natural possível, tirada da bananeira direto pra cozinha.
Naquela primeira conversa não dei muita bola, nem sabia como conseguir um cacho de banana verde absolutamente natural. Procurei o produto pronto nas lojas de produtos naturais e não encontrei, resolvi nem pensar mais na tal biomassa. As semanas foram passando e eu comecei a seguir a culinarista Lidiane Barbosa no Instagram, ela é especialista em transformar receitas tradicionais em receitas funcionais. Tudo pra ela pode virar uma refeição sem lactose, açúcar e glúten (acho fantástico!), ela usa a biomassa em praticamente tudo, aí passei a me interessar mais. Em junho, quando fiz o curso "Bases para sua cozinha", realizado pela Cozinha Criativa e ministrado pela Lidiane e pela nutri Helouse Odebrecht, aprendi a fazer a biomassa e resolvi que era hora de me jogar de vez nesta vida de nutrição funcional.
Pois bem, depois de conseguir a banana puríssima (quem trouxe pra mim foi o senhor da feira aqui do condomínio eu moro) arrisquei e deu certo!
Passo a passo de quando fiz a biomassa |
A primeira vez que usei foi pra fazer um patê de atum, antes eu usava maionese, agora não só biomassa!
Atum, biomassa, azeite de oliva e cebolinha = patê delícia!! |
Depois coloquei no suco, ficou mais consistente, parecendo uma vitamina, também aprovado!
Semana passada coloquei no feijão, ficou incrivelmente gostoso, apensar da biomassa não dar sabor nenhum pra receita, ela concede uma cremosidade muito boa.
Feijão com biomassa e lombo de porco (sem ser defumado) |
Ontem minha aposta foi num estrogonofe, no lugar do creme de leite, ela, a querida e versátil biomassa de banana verde.
Receita:
- 300gr peito de frango (temperado com sal marinho, pimenta do reino e açafrão da terra)
- 1/2 cebola ralada
- 1 colher de chá de mostarda Dijon
- 1/2 lata de tomate pelado
- 50gr de champignon
- 1/2 xícara de biomassa (a minha estava congelada e dei uma amolecida em banho maria antes)
Usei uma colher de sopa de óleo de girassol, dourei o frango, coloquei a cebola, o tomate, a mostarda, o champignon (cada coisa de uma vez) e por último a biomassa. Mexi bem, deixei incorporar ao molho e, acreditem, ficou muito gostoso! O Isac é testemunha, só da pra saber que é biomassa se contar, porque sabor, de verdade, não tem nenhum que diga.
E com todas essas aplicações a primeira biomassa já acabou, sexta-feira vou pedir mais banana verde na feira e fazer de novo, a próxima receita vai ser escondidinho de carne, nunca mais a caixinha da Sadia vai entrar no meu congelador (já faz meses que não entra...).
Quer saber mais sobre a biomassa? As meninas do blog Segunda Começa fizeram um post bem completo, vale a pena dar uma olhada.
E a receita da biomassa, quem quer?!?!?! Tô pensando em fazer um vídeo com o passo a passo, interessa?!
PS.: Comecei a escrever esse post perto das 9h, vou conseguir postar só agora, o Bernardo está passando uns dias chatinhos com um refluxo que resolveu incomodar, a mamãe aqui está cansada, mas nem por isso deixa de comer direito e contar como faz, então, manda a preguiça embora e se joga na vida saudável! Ah, e se achar algum erro gritante no texto, releve, tenha piedade desta mãe/reeducada/jornalista que só quer ajudar ;)
Um comentário:
Você é realmente corajosa!! Te falei da minha experiência com a biomassa... acho que cheguei até a te influenciar (para o mau sentindo), pois você não tinha dado muita "bola" para ela. Mas estou adorando seu blog, seus comentários e sua dedicação com as mudanças que são necessárias. Te admiro de montão!! Parabéns e muito sucesso!! Beijo, Fê Nutri
Postar um comentário